Bem-vindo à Newsletter da Aggir Ventures!
Na edição de hoje você encontrará:
Novas investidas - Salú e Medway
Regulamentação ANVISA sobre software as a medical device
Estratégias de GTM para healthtechs - parte 2
Discussões sobre telessaúde no Congresso
Aggir e portfólio na mídia
Job Board
Boas-vindas
Com muito prazer, anunciamos recentemente os investimentos da Aggir Ventures na Salú e na Medway.
A Salú levantou uma rodada Seed de BRL 12MM, liderada pelo Softbank e com a participação da Norte Ventures e de investidores-anjo como Felipe Lourenço (iClinic), Bruno Lagoeiro (Pebmed) e Vitor Asseituno (Sami).
A Medway levantou uma rodada Series A de BRL 75MM, também liderada pelo Softbank e com a participação de diversos outros fundos, como GFC, Scale-Up Ventures (Endeavor), Equitas VC e Neuron Ventures.
A Salú nasceu com a proposta de ser uma one-stop shop para empresas em assuntos relacionados a medicina ocupacional, segurança do trabalho, assim como em gestão populacional e saúde suplementar.
A startup já atende mais de 120 clientes de variados segmentos (que representam uma base de mais de 40 mil vidas), ajudando a otimizar o trabalho do RH e com o cuidado e gestão da carteira de colaboradores das empresas.
Founders:
René Neme Neto (CEO) - com dupla formação em Direito e Administração pela FGV, René atuou na área de Mercado de Capitais do Mattos Filho Advogados e no Investment Banking do Goldman Sachs antes de fundar a Salú.
André Maschietto Boff (CMO) - formado em Administração pelo Insper, André atuou no Investment Banking do Banco Genial (Brasil Plural).
Ricardo Silveira Junior (CGO) - formado em Administração pela FGV, Ricardo também atuou no Investment Banking do Goldman Sachs antes de se dedicar ao projeto da Salú.
A Medway quer ser a marca de confiança do médico ao longo de sua jornada profissional.
Fundada por três médicos e desde o princípio com uma proposta digital (com aulas em vídeo e apostilas eletrônicas), a startup começou focada na produção de cursos preparatórios para provas de residência médica e, em 2021, mais de 40% dos aprovados nas provas das principais instituições do Brasil (USP, Unicamp, Escola Paulista de Medicina, HIAE etc.) foram alunos da Medway.
Com a rodada, os planos são ambiciosos: entrar em novos estados e criar produtos que acompanhem toda a jornada do médico - educação continuada, especializações e outra provas.
Founders:
Alexandre Remor (CEO) - graduação em Medicina pela UFSC, residência no HC-USP e especialização em Administração em Saúde pelo HIAE.
Micael Hamra (CPO) - graduação em Medicina pela FAMECA e residência no HC-USP.
João Vitor Santos Fernando (CMO) - graduação em Medicina pela UFES, residência no HC-USP e especialização em Administração em Saúde pelo HIAE.
Software as a Medical Device (SaMD)
A ANVISA publicou a RDC n. 657/2022, que estabelece o novo marco regulatório para softwares médicos no Brasil, com requisitos para regularização, comercialização e monitoramento dos SaMD.
A medida entra em vigor no dia 1º de julho de 2022 e tem grande impacto no mercado de healthtechs, por classificar como software médico (portanto, sujeito à sua regulação) todo sistema de uso ou aplicação médica, odontológica ou laboratorial, destinado à prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação ou anticoncepção e que não utiliza meio farmacológico, imunológico ou metabólico para realizar sua principal função em seres humanos.
Há algumas exceções de softwares que não estão sujeitos às regras da nova resolução, tais como sistemas (i) utilizado para bem-estar, (ii) cujo uso seja exclusivamente para gerenciamento financeiro ou administrativo em serviço de saúde ou (iii) que processam dados demográficos e epidemiológicos sem qualquer finalidade clínica diagnóstica ou terapêutica, dentre outros.
Em parceria com o time de Life Sciences e Saúde do Mattos Filho, preparamos um one-pager com breve resumo das novas regras. É importante que os empreendedores fiquem atentos aos novos requisitos e procedimentos para regularização de seus softwares, quando aplicáveis.
VC e Saúde
O futuro do cuidado
A McKinsey publicou um artigo apontando 10 tendências para o futuro da prestação de cuidados médicos nos Estados Unidos.
A publicação é resultado de insights coletados de diversos líderes do setor e indica alguns aspectos interessantes e já verificados na prática também no Brasil.
GTM playbooks - Digital Health
Em mais uma análise de estratégias de GTM da série Digital Health Builders, o time de Healthcare da a16z entrevistou diversos fundadores de healthtechs e discutiu modelos de compartilhamento de risco e value-based care, sob a perspectiva de diferentes stakeholders do mercado.
Cultura, cultura e cultura
Laura Del Beccaro, fundadora da Sora, plataforma de operações de RH, compartilhou com o time da First Round Capital o seu interessante framework para avaliação e construção de cultura desde os primeiros passos de uma startup.
A empreendedora traz o seu playbook sobre um tema importantíssimo, mas que muitas vezes não recebe a atenção necessária até que a empresa já esteja em estágios mais avançados (quando - ainda que implicitamente ou por omissão - a cultura já foi de certa forma estabelecida).
Saúde digital em pauta no Congresso
No último dia 27 de abril, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o PL 1998/2020, que regula a prática da telemedicina em todo o Brasil.
O assunto ganhou urgência após o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, determinado pelo Ministério da Saúde. O projeto agora segue para votação no Senado.
A depender da redação final aprovada, o projeto pode ainda abrir espaço para o teleatendimento médico em farmácias, que hoje não é permitido.
Na mídia
Webinar - novas regras para SaMD
No dia 05 de abril, a Aggir Ventures organizou, em parceria com o Mattos Filho, um evento sobre o novo marco regulatório de softwares médicos da ANVISA e seus impactos para healthtechs, que contou com a participação de mais de 150 empreendedores, executivos e médicos.
Emerging VC Fellows
No dia 14 de abril, a nossa associate Luisa Van Erven liderou uma mesa redonda sobre teses de investimento em healthtechs, organizada pela Emerging Venture Capital Fellowship.
Process Mining Day: Saúde em Foco
No dia 14 de abril, a UpFlux realizou mais uma edição do Process Mining Day, para debater as aplicações da tecnologia e as tendências de inovação no setor de saúde. Confira a agenda e assista ao conteúdo gravado clicando aqui.
Salú e Medway anunciam rodadas
As captações de Salú (Seed) e Medway (Series A), que contaram com a participação da Aggir Ventures, foram amplamente divulgadas nas últimas semanas.
Para refletir - falsos negativos
Já que falamos acima sobre cultura, vale complementar com uma breve reflexão sobre a influência da contratação de “falsos negativos” para a cultura e o dia-a-dia de uma empresa.
Aggir Ventures - Job Board
A UpFlux está contratando para as áreas de desenvolvimento e comercial (todas as posições estão abertas para trabalho remoto). O job description de cada vaga pode ser consultado no seguinte link.
A Medway tem diversas vagas abertas em áreas como marketing, atendimento, BI e customer experience. Confira no seguinte link.
Se você tem o perfil para algumas das posições, vamos juntos transformar a saúde do Brasil! Entre em contato conosco (aggir@aggirventures.com.br) ou por meio do contato indicado na vaga.
Dicas de evento
Co-Founder Dating
A Latitud está organizando um Public Co-Founder Dating, no próximo dia 11 de maio, para conectar os melhores empreendedores da América Latina. Se você está em busca de um parceiro para um projeto inspirador, essa pode ser uma ótima chance de encontrá-lo.
Brazil at Silicon Valley 2022
Estaremos presentes na conferência 2022 do Brazil at Silicon Valley, nos dias 16 e 17 de maio, na Califórnia. Se você também estará lá, será um prazer trocar ideias ou tomar um café! Mande-nos um e-mail ou entre em contato via LinkedIn.
Obrigado por acompanhar a nossa newsletter.
Se você gostou e consegue pensar em outras pessoas que adorariam ter acesso ao nosso conteúdo, compartilhe com os amigos!
Aggir Ventures